Plano de Controle Ambiental

O Plano de Controle Ambiental (PCA) tem como finalidade identificar os impactos gerados por empreendimentos de médio porte e propor medidas amenizantes.

Trata-se de um estudo de significativa importância à sociedade e de grande abono às construções, visto que os resguarda de possíveis efeitos negativos decorrentes de suas interferências. A elaboração do Plano de Controle Ambiental se dá ainda durante a Licença de Instalação (LI).

Cabe a este plano, que nada mais é do que um minucioso estudo, decorrer, de maneira clara e elucidativa, acerca do empreendimento e sua inserção no meio ambiente. Se for necessário realizar o corte de algumas árvores para a realização de um empreendimento, cabe ao Plano de Controle Ambiental propor o plantio na área da obra ou num local diferente para que haja a compensação desse impacto, caso contrário, a ausência dessas árvores pode trazer prejuízo ao solo, incluindo erosão.

Quem exige o Plano de Controle Ambiental ?

Dada sua extrema importância, o Plano de Controle Ambiental é exigido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. O órgão, em sua resolução nº 009/90 no que tange ao licenciamento ambiental de extração mineral, afirma que quando o assunto é pesquisa mineral, “empreendedor deverá requerer ao órgão ambiental competente a licença de operação para pesquisa mineral […], apresentando plano de pesquisa mineral com a avaliação do impacto e as medidas mitigadoras a serem adotadas”.

Novamente, para frisar, o Plano de Controle Ambiental se dá ainda durante a fase de Licença de Instalação (que tem como finalidade propor as medidas mitigadoras, caso o empreendimento apresente algum possível impacto negativo ao meio ambiente, e o plano de controle que o empreendedor deverá adotar consequentemente à constatação desses mesmos impactos negativos).

Quais empreendimentos precisam do

Plano de Controle Ambiental ?

Todos que possam vir a apresentar quaisquer danos futuros ao meio ambiente (os chamados poluidores ou degradadores), o estudo é mais frequentemente requerido às indústrias, empresas de comercialização de resíduos, sistemas de tratamento de água e esgoto, fábricas, extração mineral, entre outros.

Expertise MLC

Nós temos uma equipe de profissionais capacitados para realizar esse tipo de serviço.

Nós podemos também realizar quaisquer tipos de análise ambiental de seu empreendimento, eliminando possíveis impactos ou minimizando-os, sejam eles impactos negativos ambientais ou sociais.

Resumo
Plano de Controle Ambiental
Nome do Artigo
Plano de Controle Ambiental
Descrição
O Plano de Controle Ambiental (PCA) é um estudo que tem como finalidade identificar os impactos gerados por empreendimentos de médio porte e propor medidas amenizantes. Trata-se de um estudo de significativa importância à sociedade e de grande abono às construções, visto que os resguarda de possíveis efeitos negativos decorrentes de suas interferências. A elaboração do Plano de Controle Ambiental se dá ainda durante a Licença de Instalação (LI).
Autor
Nome do Publicador
MLC Consultoria Ambiental
Logo do Publicador