A MLC Soluções Ambientais é uma Consultoria Ambiental.
Elabora projetos técnicos, relatório ambiental preliminar, investigação confirmatória, gerenciamento de resíduos sólidos e gestão ambiental para empresas de diferentes segmentos. Tais como construtoras, postos de combustíveis, indústrias químicas, metalúrgicas e transportadoras.
Sediada em São Paulo, atua em todo o estado de SP e Brasil, apresenta soluções eficazes, inovadoras e economicamente competitivas. Atende com expertise projetos para Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Licenciamento ambiental da Cetesb.

Relatório Ambiental Preliminar

O RAP (sigla para Relatório Ambiental Preliminar) tem como objetivo estudar a viabilidade de empreendimentos, construções ou atividades com grande potencial de poluição, sempre levando em consideração uma harmonia justa entre o ecossistema e o espaço físico e socioeconômico.
Trata-se de uma ferramenta de extrema importância, feita por profissionais capacitados para a tarefa, e que não só estuda a viabilidade de grandes obras, mas que estuda também medidas mitigadoras para tornar o projeto em si viável.

Avaliação Preliminar

Consiste na elaboração de um diagnóstico inicial das áreas potencialmente contaminadas, através de um levantamento de informações existentes e de informações coletadas em inspeções de reconhecimento em cada uma dessas áreas.

Resumidamente, é a elaboração de um diagnóstico inicial das áreas potencialmente contaminadas, há um levantamento de informações existentes e de informações coletadas em visitas de reconhecimento em cada uma dessas áreas. Com essas informações, são levantadas hipóteses sobre as características da fonte de contaminação, vias de transporte dos contaminantes e os prováveis receptores ou bens a proteger atingidos. Assim, monta-se um modelo conceitual inicial da área, que deverá ser utilizado para o planejamento das etapas de investigação confirmatória e investigação detalhada, caso estas sejam necessárias.

Investigação Confirmatória

Tem como objetivo principal confirmar ou não a existência de contaminação nas áreas suspeitas, identificadas na etapa de avaliação preliminar. Este trabalho consiste na perfuração de poços de monitoramento com a colocação de tubos, geralmente de PVC, onde na perfuração ocorre a retirada de solo e subsolo para amostra, e água subterrânea depois da instalação. Todo material é enviado para análises laboratoriais e posterior avaliação técnica.

Investigação Detalhada de Passivos Ambientais

Define os limites da pluma de contaminação, constatada na investigação confirmatória, determina as concentrações das substâncias ou contaminantes de interesse e caracteriza o meio físico. A Investigação Detalhada fornece importantes subsídios, tanto ao responsável legal e técnico pelo empreendimento quanto ao órgão de controle ambiental (CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para ações que auxiliarão na tomada de decisões, no que diz respeito.

Estudo de Avaliação de Risco

É a quantificação dos riscos gerados pelas áreas contaminadas aos bens a proteger, como a saúde da população e os ecossistemas, para edificações, instalações de infraestrutura urbana, produção agrícola e outros. Os métodos existentes seguem, em geral, a desenvolvida pela Agência de Proteção Ambiental Americana, a “United States Environmental Protection Agency” – USEPA, de 1989 e Planilhas da Cetesb (maio/2013).

Concepção, Desenvolvimento e Execução da Remediação

Consiste na implementação, desenvolvimento e execução de medidas que resultem no saneamento (série de medidas que tornam uma área sadia, limpa, habitável, oferecendo condições adequadas de vida para uma população ou para a agricultura) da área/material contaminado e/ou na contenção e isolamento dos contaminantes, de modo a atingir os objetivos aprovados a partir do projeto de remediação.

Levantamento de Exemplares Arbóreos e Catalogação das Espécies

Identifica a quantidade exata de exemplares arbóreos e os qualifica por: Identificação do nome popular; Identificação do nome científico; Identificação de família e origem; Identificação de Diâmetro à Altura do Peito (DAP); Identificação de Altura; Identificação de Diâmetro de Copa; Coordenadas Geo- referenciadas de todos os indivíduos via GPS; Denotação de estado fitossanitário e presença de brocas cupins ou outras pragas.

Qualidade e Tratamento da Água

Padrão de potabilidade para abastecimento público e processos industriais, Análises físico-químicas e bacteriológicas de acordo com a Portaria MS 518 do Ministério da Saúde e Monitoramento de água superficial e lençol freático.

Controle e Tratamento de Efluentes

Projeto, aprovação e implantação de Estação de Tratamento de Efluentes (ETE’s) industriais e domésticos, Ensaios de tratabilidade viabilizando a reutilização da água no processo industrial, Monitoramento analítico de acordo com a Conama 357/05 e outras legislações ambientais estaduais.

Resíduos

Amostragem e caracterização para a classificação conforme NBR 10004/10007 – norma ABNT, Estudos de reciclagem, Destinação final documentada com Certificado de Autorização de Descarte de Resíduos Industriais (CADRI): documento emitido pela CETESB que aprova o encaminhamento de resíduos de interesse ambiental a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final. Estudos de Biodegradabilidade e elaboração e implementação de acordo com o Programas de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS ) instituído pela Lei nº 12.305/10.

Estudos Hidrogeológicos

Através desse estudo podemos compreender à localização e caracterização de aqüíferos, tanto no aspecto da quantidade como da qualidade das águas subterrâneas. Para a realização deste estudos são empregados métodos geológicos, geofísicos e hidrogeológicos.

Remoção de Tanques Combustíveis

A remoção de tanques de combustível é o processo em que todos os equipamentos do sistema de armazenamento e abastecimento são retirados da área de interesse por causa do encerramento da atividade de armazenamento de combustíveis ou em virtude do encerramento das atividades do empreendimento. A remoção é feita em acordo com o “VI – Procedimento para Remoção de Tanques e Desmobilização de Sistema de Armazenamento e Abastecimento de Combustíveis” da CETESB.

Licenciamento Ambiental

O licenciamento ambiental tem a finalidade de promover um controle anterior à construção, instalação, ampliação e/ou funcionamento de estabelecimentos e atividades que: utilizem recursos ambientais, consideradas potencialmente poluidoras, bem como as capazes de causar degradação ambiental.

Licença Prévia

Concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localização e concepção; atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implantação.

Licença de Instalação

Autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controles ambientais e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante.

Licença de Operação

Autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que foi solicitado nas licenças anteriores, com as medidas de controles ambientais e condicionantes determinados para a operação

Resumo
Consultoria Ambiental
Nome do Artigo
Consultoria Ambiental
Descrição
A MLC Soluções Ambientais é uma Consultoria Ambiental. Elabora projetos técnicos, relatório ambiental preliminar, investigação confirmatória, gerenciamento de resíduos sólidos e gestão ambiental para empresas de diferentes segmentos. Tais como construtoras, postos de combustíveis, indústrias químicas, metalúrgicas e transportadoras. Sediada em São Paulo, atua em todo o estado de SP e Brasil, apresenta soluções eficazes, inovadoras e economicamente competitivas. Atende com expertise projetos para Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Licenciamento ambiental da Cetesb.Uma empresa transparente que, acima de tudo, respeita e preserva o meio ambiente e busca sempre a segurança operacional.
Autor
Nome do Publicador
MLC Consultoria Ambiental
Logo do Publicador