• (11) 3676.0010 | (11) 3862.1295
  • Rua Tripoli, 92 - 12º andar Conjunto 125 - Vila Leopoldina - São Paulo/SP

Blog

1a. Licença Ambiental de Instalação (LI) para Travessia de Fauna do Brasil

Primeiro viaduto para travessia de fauna do país

Ibama emite 1a. Licença Ambiental de Instalação (LI) para travessia de fauna em uma construção de Ferrovia. 30 passagens, entre viadutos e túneis, foram instaladas ao longo dos 100 quilômetros Ibama emite Licença Ambiental de Instalação (LI) para a construção do Ramal Ferroviário Sudeste do Pará, que escoará o minério produzido na mina S11D até a Estrada de Ferro Carajás (PA), resultou na criação do primeiro viaduto para travessia de fauna (overpass) do país. A ferrovia corta a Floresta Nacional de Carajás em dois pontos em…

🌱🌳 Cadastro Ambiental Rural

Cadastro Ambiental Rural

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico feito para todos os imóveis rurais. É de suma importância às Construtoras e Empreendimentos Imobiliários, pois permitem a elas encontrarem áreas para loteamentos de modo mais fácil e organizado. Criado pela Lei 12.651/12, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico feito para todos os imóveis rurais, constituindo uma grande base de dados estratégica para o controle e monitoramento dos imóveis rurais. O CDR é de suma importância não só ao sistema nacional…

CETESB: Novo Formato de Relatórios de Gerenciamento de Áreas Contaminadas

CETESB relatórios de gerenciamento de áreas contaminadas

Nova decisão da CETESB altera o formato dos relatórios de gerenciamento de áreas contaminadas A CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) adotou este mês novas medidas para reforçar ainda mais o controle de proteção da qualidade do solo e das águas subterrâneas. Com essas novas medidas, publicadas no Diário Oficial em 10 de fevereiro deste ano, a CETESB, em suas próprias palavras, visou a “necessidade de adequação de seus procedimentos à Lei 13.577 de 2009 e também ao…

Graprohab

graprohab

Graprohab – Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo foi reestruturado através do Decreto Estadual nº. 52.053, de 13 de agosto de 2007, e tem por objetivo centralizar e agilizar os procedimentos administrativos de aprovação do Estado, para implantação de empreendimentos de parcelamentos do solo para fins residenciais, conjuntos e condomínios habitacionais, públicos ou privados. Graprohab: Manual  Para que determinado projeto seja encaminhado para análise GRAPROHAB, deve-se levar em consideração algumas normas. Para isso, há um manual…

🌱 🌳 Resolução SMA 10 e SMA 11 da Secretaria do Meio Ambiente

SMA 11 - Bairros da Cidade de São Paulo prioritários para a ação da fiscalização da Cetesb

A Secretaria do Meio Ambiente institui que todos os empreendimentos em atividade que possuam específicos códigos de Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAEs (lista de CNAEs relacionados no SMA 10 disponível aqui), serão considerados como Atividades Potencialmente Geradoras de Áreas Contaminadas. Também priorizam algumas regiões para efeito de identificação de áreas contaminadas (lista de regiões SMA 11). Os empreendimentos em atividade situados nessas regiões que possuem CNAE citado na SMA 10 deverão realizar a “Avaliação Ambiental Preliminar” e “Investigação…

Resíduos de Antibiótico Veterinário Podem Contaminar Solo e Alimentos

A presença de resíduos de antibióticos de uso veterinário no solo e em cama de frango (revestimento sobre o qual ficam os animais no criadouro) é comprovada por pesquisa do engenheiro agrônomo Rafael Leal no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP A presença de resíduos de antibióticos de uso veterinário no solo e em cama de frango (revestimento sobre o qual ficam os animais no criadouro) é comprovada por pesquisa do engenheiro agrônomo Rafael Leal no Centro…

Brasil quer produzir biodiesel com resíduos pesqueiros

O objetivo da iniciativa é ampliar o aproveitamento dos recursos pesqueiros e aquícolas, que muitas vezes acabam indo para o lixo São Paulo – O Ministério da Pesca e Aquicultura assinou nesta quinta-feira (25), junto com a Petrobras Biocombustível, um memorando de entendimentos que visa ampliar as pesquisas e tecnologias para a produção de biodiesel a partir da gordura das vísceras dos peixes, que sobram da produção pesqueira. O documento foi assinado, na presença da presidente Dilma Rousseff, durante evento de lançamento…

Construtoras ocupam áreas contaminadas em São Paulo

Construtoras ocupam áreas contaminadas em meio ao boom imobiliário em SP. Com o boom imobiliário e sem mais tantos terrenos disponíveis, as construtoras têm erguido prédios em áreas contaminadas. Só na cidade de São Paulo, 40 terrenos classificados como contaminados pela Cetesb (agência ambiental paulista) estão nas mãos do setor imobiliário. Desses, 15 já têm prédios prontos ou empreendimentos lançados. A Folha chegou a esse número após cruzar a lista de áreas contaminadas com locais que são ou serão prédios. Moradores…