• (11) 3676.0010 | (11) 3862.1295
  • Rua Tripoli, 92 - 12º andar Conjunto 125 - Vila Leopoldina - São Paulo/SP

Blog

O que é Produto Interno Verde PIV ?

o que é produto interno verde PIV ?

O Produto Interno Verde (PIV) é a forma como as riquezas ambientais do Brasil são contabilizadas, como ocorre em outros países. O cálculo anual do PIV tornou-se lei recentemente. De acordo com a Lei nº 13.493, publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão responsável pelo cálculo do Produto Interno Bruto (PIB), divulgará também, se possível anualmente, o PIV. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, afirma que a iniciativa…

Revitalização de Brownfields e a Recuperação de Áreas Urbanas Degradas

Revitalização de Brownfields e a recuperação de áreas urbanas degradas

Você conhece o termo Brownfields? Essa nomenclatura designa espaços urbanos, especialmente locais que anteriormente abrigavam indústrias, mas que hoje estão abandonados, com suspeita ou efetivamente contaminados. Áreas como essas são facilmente encontradas em todos os países industrializados ou em processo intenso de industrialização. A Região Metropolitana de São Paulo é exemplo claro disso, tanto na constatação e registros da formação de brownfields pelo abandono de empreendimentos industriais quanto pela forma pioneira com que vem inovando e implementando instrumentos para a…

Cientistas Descobrem Enzima Devoradora de Plástico

poluição por plástico

Pesquisadores britânicos e americanos descobriam recentemente e acidentalmente uma enzima que devora plástico! Essa descoberta poderia, eventualmente, ajudar a resolver o problema crescente da poluição gerada por este material. Todos os anos, mais de 8 milhões de toneladas de plásticos são descartados nos oceanos e há uma preocupação cada vez maior com o descarte irregular desse material, devido as consequências contaminantes deste produto derivado do petróleo para a saúde humana e o meio ambiente. Porém, apesar dos esforços para aumentar…

Instituto dos Advogados Brasileiros Lança Livro Sobre Direito Ambiental

O Instituto dos Advogados Brasileiros lançou, na Espanha, o livro O novo Direito Ambiental – estudos dos especialistas dos Advogados Brasileiros (IAB) sobre temas atuais (Editora Lumen Juris, 304 páginas). Com prefácio do presidente nacional do IAB, Técio Lins e Silva, a obra trata de diversas questões, inclusive os desastres ambientais, como ocorrido em Mariana (MG). Após ser lançado na Universidade de Alicante, durante a V Jornadas Hispano-brasileiras – governanças de água na cidade inteligente, o lançamento no Brasil está…

Em Artigo Para a Folha, Leandro Narloch, Fala Sobre Exageros dos Ambientalistas

Em Artigo Para a Folha, Leandro Narloch, Fala Sobre Exageros dos Ambientalistas

Não que não existam causas ambientais importantes –como a poluição dos mares e dos rios urbanos. Mas a mania de Apocalipse desvia o foco dos problemas verdadeiros– e banaliza a gravidade de questões quando o alarme é de fato necessário. Até anteontem, três visões do Apocalipse assombravam os mortais. A devastação da Amazônia arruinara o ritmo de chuvas e São Paulo teria de aprender a conviver com a seca. Pesticidas provocavam a extinção de abelhas no Hemisfério Norte, anunciando um…

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Segundo a lei Lei 12.305/2010, ou Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), toda empresa deve gerir de modo ambientalmente correto os resíduos sólidos gerados pelo seu funcionamento evitando, assim, grandes poluições ambientais. O objetivo do Plano é preservar a fauna e a flora locais. O Plano identifica, conforme a quantidade e tipo resíduo gerado, todas as etapas a serem seguidas pelas empresas: manejo, geração, transporte, reciclagem e destinação final. Os PGRS são documentos jurídicos e devem ser realizados pelo…

Capacitação em Compostagem nas Cidades é Promovida pelo Ministério do Meio Ambiente

Um bom exemplo é o programa de processamento orgânico da cidade de Edmonton no Canadá que usa a porção orgânica dos resíduos coletados em combinação com biossólidos (lodo de esgoto tratado) para criar composto, um rico suplemento de solo.

A gestão de resíduos orgânicos é o foco de capacitação realizada nesta semana, em Florianópolis (SC). Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Fundo Socioambiental da Caixa, o evento ocorre até esta sexta-feira (20), com o objetivo de qualificar os responsáveis pela implementação dos 12 projetos de compostagem selecionados por edital. O treinamento marca o início dos projetos, que serão executados ao longo dos próximos 24 meses. Ao todo, R$ 10 milhões foram destinados pelo edital do Fundo…

Ministério do Meio Ambiente Oferece Curso On-Line sobre Sustentabilidade

Ministério do Meio Ambiente Oferece Curso On-Line sobre Sustentabilidade

Sustentabilidade é tema de curso on-line oferecido pelo Ministério do Meio Ambiente O Ministério do Meio Ambiente (MMA) anuncia cursos sobre água e sustentabilidade, na modalidade ensino a distância. As inscrições já estão abertas e vão até 11 de abril. Os interessados devem escolher um ou mais cursos, oferecidos sem tutoria. Outros temas, como resíduos sólidos, unidades de conservação e geoprocessamento também serão trabalhados. Pela plataforma de ensino já passaram mais de 100 mil usuários. Verifique aqui as turmas que estão com inscrições…

Áreas Contaminadas: a Importância do Gerenciamento

O Gerenciamento de Áreas Contaminadas são técnicas e metodologias que tem como objetivo minimizar os impactos dos poluentes

O Gerenciamento de Áreas Contaminadas abarca um conjunto de técnicas e metodologias que tem como principal objetivo minimizar os impactos dos poluentes encontrados naquela área. Com isso, é possível identificar a gravidade daquela situação e indicar os procedimentos e soluções ambientais mais assertivas para a ocasião. A Resolução CONAMA nº 420, de 28 de dezembro de 2009, do Conselho Nacional de Meio Ambiente regula justamente esta situação. Há também outras legislações cabíveis, como a DD 38/2017/C da CETESB no estado de…

Infração Ambiental de Empresas e Indústrias Pode Ser Passível de Processo

Infração Ambiental de Empresas e Indústrias Pode Ser Passível de Processo

Um prédio abandonado por uma empresa de baterias em Sorocaba (SP) está sendo alvo de uma comissão de meio ambiente instalada Câmara de Vereadores da cidade. A denúncia é de crime ambiental. O risco é de contaminação de chumbo e outros metais. A empresa, que já chegou a ser multada anteriormente, fechou as portas em 2011. A CETESB mapeou locais contaminados por chumbo no estado e a empresa aparece no levantamento, mas até agora nada foi feito no terreno. Como…