Governo, Empresas e a Universidade se Reúnem em fórum para Soluções sobre captura de armazenar Gás Carbônico e Aquecimento Global
A Escola Politécnica (Poli) da USP receberá, nesta sexta-feira, dia 22 de setembro, um evento sobre a captura e armazenamento do CO2, gás responsável pelo aquecimento global. O evento pretende propiciar o debate de questões relacionadas ao processo e tecnologias Carbon Capture and Storage (CCS) no Brasil.
O CCS foi considerado importante para evitar o aquecimento global para as próximas décadas e várias tecnologias foram desenvolvidas em vários lugares do mundo.
O processo e tecnologias CCS no Brasil ainda é inicial, mas devido à grande quantidade de gás carbônico existente no reservatório de pré-sal, tornou-se necessário implantar o processo de captura e armazenamento com o gás sendo reinjetado nos reservatórios de petróleo. Existem várias concepções do processo de separação, capturas e armazenamento de gás carbônico em offshore, algumas são de tecnologias inovadoras. O evento pode ser o ponto de discussão sobre todas essas tecnologias CCS e processos para o futuro.
A proposta é promover a disseminação de conhecimentos e cooperação entre vários setores (governo, academia, empresas privadas e públicas) relacionados a tecnologias de gás natural e cada participante apresentará tópicos relacionados a esse tema e planejar desenvolver as tecnologias e utilizações.
O evento também conta com apresentações da Secretaria Estadual de Energia do Estado de São Paulo, Petrobras, Shell etc., para aumentar o interesse de estudantes e pesquisadores brasileiros do Brasil e de algumas empresas japonesas localizadas no Brasil através da introdução da proposta de desenvolvimento das tecnologias de CCS que o grupo de pesquisa da USP Research Centre for Gas Innovation (RCGI) está iniciando.
Não é necessário se inscrever. A programação completa está disponível neste endereço:
http://sites.poli.usp.br/org/informativos/setembro2017/18mitsuifolder.pdf
O encontro será das 8h30 às 16 horas, no anfiteatro do edifício Mário Covas, na Av. Luciano Gualberto, 380, travessa 3, Cidade Universitária, em São Paulo.
Fonte: Jornal da USP