Estudo publicado indica que os Smartphones e Data Centers serão as tecnologias mais nocivas ao meio ambiente até 2040.
Ouça o artigo na íntegra:
A pesquisa é resultado de uma dúvida que o professor Belkhir não soube responder ao seu aluno do curso de sustentabilidade e gestão. Ao ser questionado sobre o que significa sustentabilidade de software ele não soube responder, pois suas aulas eram voltadas a identificar e expor aos alunos formas criativas de se pensar em ferramentas sustentáveis mas, até então, a aplicação era direcionada apenas para startups de hardware e não de software.
Foi então que Belkhir começou a se informar sobre os rastros deixados pelas Tecnologias da Informação e das Comunicações de forma global.
O que diz a pesquisa
A pesquisa baseou-se na análise das emissões de carbono dos dispositivos de consumo diário, como smartphones, tablets, notebooks, PCs, data center e de comunicação desde 2005, em parceria com Ahmed Elmeligi, ex-graduado da W Booth School e co-fundador da startup HiNT. Assim, os pesquisadores confirmaram que os softwares estão impulsionando ainda mais o consumo de TICs, causando um impacto nas emissões de uma forma mais abrangente que a esperada, sendo a sua maioria emitida por produções e operações.
O setor de TIC vem crescendo vertiginosamente, pois para cada mensagem de texto, cada ligação, cada vídeo que você faz o download ou upload, existe um data center fazendo isso acontecer. Isso consome muita energia para servir os usuários e a maioria deles continuam sendo alimentados por eletricidade gerada por fontes não renováveis de energia.
As peças que mais consome energia são os chips de smartphones e as placas-mãe, pois seus componentes metálicos possuem um alto custo de extração. Fora isso, a vida curta dos celulares exige que novos modelos sejam fabricados constantemente, gerando muito mais resíduos.
Qual a solução para esse problema?
Para Belkhir, a solução seria adotar nos centros de comunicação e dados a utilização de fontes renováveis de energia. Atualmente, o Facebook e Google começaram a fazer isso. Porém, apenas isso não basta. É necessário criar políticas sustentáveis para que todos os data centers sigam este caminho.
No fim das contas, agora os alunos do professor Belkhir terão uma aula mais sustentável e poderão ajudar a mudar o futuro.